Somos a favor da abolição da guerra, não queremos a guerra. Mas a guerra só pode ser abolida com a guerra. Para que não existam mais fuzis, é preciso empunhar o fuzil. Mao Tse-Tung
Somos a favor da abolição da guerra, não queremos a guerra. Mas a guerra só pode ser abolida com a guerra. Para que não existam mais fuzis, é preciso empunhar o fuzil.
Mao Tse-Tung
Para estarmos livres de conflitos e vivermos sem eles, naquilo que denominamos de paz, faz-se necessário um estado de atenção e preparação completa para este mesmo conflito que se quer evitar. Ou seja, é preciso estabelecer uma guerra para terminar uma guerra. Parece um contrassenso, mas a realidade é que o imaginário da paz coletiva, neste mundo tenebroso, só poderíamos construir com uma consciência de paz a longo prazo, mudando a mente e corações de cada ser humano para um mesmo pensamento e sentimento unificado, em favor de todos. Mas isso é de uma subversão muito radical e quem tentou colocar essa ideia para funcionar na prática morreu traído com um beijo no rosto. Ainda existem alguns que seguem suas ideias radicalmente, e normalmente, não são bem vistos pelos outros que temem perder qualquer controle daquilo que conquistaram. O que se pode considerar é que a paz resultante do fim da guerra, seu objetivo, pode ser também o ponto de partida para a sua abolição, quando todo o sentimento de ódio é abandonado, sendo substituído por atitudes positivas, amorosas, para com todos.
Guilherme O. Hübner
Comentários
Postar um comentário
Obrigado por escrever.