“Mitologia é aquilo no que os adultos acreditam, folclore é aquilo que eles contam para seus filhos, e religião é ambos.” Cedric Whitman carta para Edward Tripp 1969
“Mitologia é aquilo no que os adultos acreditam, folclore é aquilo que eles contam para seus filhos, e religião é ambos.”
Cedric Whitman carta para Edward Tripp 1969
Será que conhecemos realmente tudo o que acreditamos? Nossas crenças, conhecidas ou não, moldam o nosso pensamento e direcionam o comportamento. Categorias servem para análises, estudos, controle externo, manipulação e justificativas diversas que são apenas defesas contra a constatação da realidade que é, por vezes incômoda. Se de fato acreditamos em tudo que cremos no mais profundo da nossa alma, seríamos confrontados com uma realidade conflituosa, pois, por vezes, nossas ações não correspondem com o nosso discurso racional, mas estão em conformidade com os sentimentos derivados daquilo que acreditamos no íntimo. Acabamos por estar sempre de volta àquela afirmação do templo a Apolo na cidade de Delfos: “Conhece-te a ti mesmo”?
Guilherme O. Hübner
Comentários
Postar um comentário
Obrigado por escrever.