O passado é uma cortina de vidro. Felizes os que observam o passado para poder caminhar no futuro. Augusto Cury
Augusto Cury
Como observar, conhecer o passado, o que significa, o que aconteceu? Ao mesmo tempo que parece algo corriqueiro mas, você consegue lembrar e entender o que significou para você toda a sua história?
A única maneira conhecida e segura para conhecer o próprio passado é investigando de maneira sistemática, analisando o que no presente, no agora, hoje ajuda ou atrapalha a vida. Neste ponto é que o método psicanalítico se apresenta como solução definitiva e segura.
Ao passar pela análise, pelo processo de se conhecer, se autoconhecer, cada um se beneficia das descobertas feitas. Estas descobertas podem mudar a vida e resolver problemas de maneira definitiva, com resultados consistentes e duradouros.
Todos os segredos que se escondem de nós mesmos, que não lembramos, podem estar atrapalhando a caminhada para um futuro mais livre de cargas emocionais que nos aprisionam e escravizam.
Por isso, todos os que forem elegíveis à análise devem fazer. Isso seria muito bom. Ainda é uma realidade para os poucos que entendem o benefício que a psicanálise pode fazer para a qualidade de vida da pessoa e dos seus, que ganham indiretamente com tudo isso.
Privilégio dos analisáveis, pois de toda a população uma parte não tem estrutura psíquica para passar pelo processo, ficando de fora desta oportunidade única de se conhecer e escolher o próprio futuro.
Guilherme O. Hübner
Comentários
Postar um comentário
Obrigado por escrever.